A importância do artesanato para os idosos

Trabalhos manuais no Lar de Jacarepagua

Sabemos que uma casa bem decorada é capaz de deixar qualquer lar mais aconchegante. É essa a razão que motiva muitas pessoas a investirem no artesanato para enfeitar o ambiente com objetos exclusivos e, claro, mais organizado. Mas você sabia que o artesanato traz benefícios também para a saúde?As técnicas ajudam a manter a mente mais ativa. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, recentemente apontaram que atividades cognitivas são a melhor maneira de exercitar o cérebro e, consequentemente, preservar a memória. Entre algumas que ajudam a desenvolver as funções cognitivas estão: a leitura, escrita, jogos e trabalhos manuais como o artesanato e a pintura.

*Amigo da memória do idoso*
É por este motivo que o artesanato é recomendado para quem já está na terceira idade, especialmente, para aqueles que não têm a memória igual nos tempos de juventude. A arte estimula a criatividade e faz com que o idoso exponha suas ideias e aptidões ajudando a exercitar a mente. Além disso, outra pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo aponta que idosos que realizam tarefas simples como corte, costura, tricô, trabalhos em madeira e colagem são sete vezes menos propícios a apresentarem demência do que os que não costumam realizar atividade alguma.

*Como atua na memória?*
Estudos revelam que o desenho, a pintura e o artesanato servem como um recurso terapêutico, pois ativam os canais sensoriais durante a prática da pintura. Com isso, ajuda a equilibrar as emoções e soltar a imaginação e pensamentos.
Aliás, os trabalhos realizados manualmente ajudam a manter o corpo e a mente ativa, porque as terminações nervosas, que ficam localizadas nas pontas dos dedos, estão ligadas a diversas partes do cérebro. Dessa forma, aumentam a percepção, a atenção, as funções executivas e até mesmo a linguagem.Mais um benefício para quem passou dos 60 anos – e que já não exerce mais as funções trabalhistas – é que o artesanato, quando praticada em grupos, estimula a interação social, evitando que os mais velhos se sintam sozinhos ou entediados pela solidão.

 

Em tempo…

No próximo dia 08, às 14h, teremos show ao vivo com Andréia Montezuma.

Aniversariantes do mês de Dezembro

-José Cassio, Esther Berssur, Sara Gryner, Chama Siosia, Fani Mizrahi e Waldemar Passos

Amigo Oculto

-Amigo oculto (residentes) será realizado no dia 20.12 com muita comida típica e música.

Novas instalações

-Estamos criando mais uma enfermaria feminina com seis leitos

 

Venha nos visitar!

Av. Geremário Dantas, 278 – Tanque, Jacarepagua

 

Comente