Aipim assado

 

Ingredientes
•1,5 kg de aipim (também chamada de mandioca ou macaxeira)
•3 colheres (sopa) de azeite
•sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

1.Pré-aqueça o forno a 220ºC (temperatura alta).

2.Corte o aipim em fatias grandes de cerca 8 cm de comprimento, descasque e lave bem sob água corrente. Transfira os pedaços para a panela de pressão e cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela.

3.Leve a panela ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos – o aipim deve estar cozido mas ainda firme para ser cortada em palitos. Desligue o fogo e, importante, deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela.

4.Transfira o aipim cozido para um escorredor, deixe escorrer bem a água e amornar o suficiente para você conseguir manusear os pedaços. Regue uma assadeira grande com metade do azeite.

5.Corte cada pedaço de aipim ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em palitos de cerca de 2 cm de espessura. Disponha os palitos na assadeira, um ao lado do outro, e regue com o azeite restante. Tempere com sal e pimenta a gosto.

6.Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até que os pedaços fiquem dourados – na metade do tempo, vire com uma espátula para assar por igual. Retire do forno e sirva a seguir.

Obs: Na minha casa, bata tb é feita sempre assim. Cozinho ao dente na panela e termino com azeite no forno. Acho mais gotosa que a frita

Comente