Atum com gergelim

Peça para seu peixeiro cortar um pedaço de atum com uns 20 cm de comprimento. Divida ele em 4 a partir da espinha central, ou seja, vc ficará com 4 tiras longas como se fosse um pedaço para corte de sashimi. Despreze a espinha e a parte escura. Se os pedaços cortados estiverem muito gordos, divida mais uma vez, mas sempre no sentido longitudinal. Vc ficará com 4 pedaços como o da foto 1. Em geral eu uso 2 pedaços e congelo os outros 2 para outra refeição. Lave e seque o peixe com papel toalha.

Para essa quantidade, eu uso umas 2 ½ colheres de sopa de gergelim preto e a mesma quantidade de gergelim branco. Espalhe em uma assadeira os 2 tipos de gergelim, sal e pimenta do reino moída, como na foto 2.

Coloque o pedaço de atum sobre a assadeira com gergelim e pressione. Vá girando e pressionando. Não precisa passar nada no atum. Somente a sua umidade já faz o gergelim aderir (se quiser, pode passar um pouco de azeite no peixe, mas não é necessário).

Aqueça uma frigideira grande com um pouco de óleo. Enquanto aquece, corte quadrados de papel alumínio onde caibam os pedaços de peixe. Um quadrado por pedaço de peixe.

Demorei muito para acertar essa receita porque não conhecia o truque que vou passar agora. Esse é o pulo do gato.
Coloque o pedaço de peixe na frigideira e conte até 20. Gire o lado e conte até 20. Vá girando os 4 lados e contando. Assim, que acabou o quarto lado, coloque no papel alumínio, embale como se fosse uma bala e coloque imediatamente no congelador por pelo menos 40 minutos. O frio do congelador cortará o processo de cozimento do atum, fazendo que ele fique naquele ponto semi cru ideal.

Limpe a frigideira com um pedaço de papel toalha para retirar os gergelins queimados que ficaram e repita a operação.  É mais fácil fatiar o atum assim que você o retira do congelador.

Arrume o atum já fatiado numa travessa e salpique por cima molho teriyaki e cebolinha verde fatiada.

SUCESSO GARANTIDO!
Dica: O molho Tarê da Sakura é kasher e é perfeito para esse prato.