Burt Bacharach compositor, produtor musical, pianista e cantor


Burt Freeman Bacharach nasceu em 12 de maio de 1928, em Kansas City, Missouri, EUA. Filho de Irma Freeman, pintora e letrista, e Mark Bertram (Bert Bacharach) jornalista. Sua mãe foi a responsável por Burt ter iniciado na infância seus estudos de piano. Na adolescência ele já demonstrava não gostar de música clássica e frequentemente usava identidade falsa para ser admitido em nightclubs a fim de ouvir Dizzy Gillespie e Count Basie, cujos estilos iriam influenciar suas composições no futuro.

 

Burt é um compositor, produtor de discos, pianista e cantor americano que escreveu centenas de músicas de sucesso populares. Desde o final da década de 1950 até a década de 1980, compôs inúmeras músicas com a parceria do letrista Hal David.

Venceu o Grammy e o Oscar seis vezes. Bacharach é considerado um dos mais importantes compositores da música popular do século XX.

Sua música é toda calcada nos acordes de instrumentos do Jazz. A maioria de suas composições é em parceria com David e escrita especificamente para a cantora Dionne Warwick, embora a lista de outros músicos que também trabalharam com os compositores seja enorme: Marty Robbins, Jerry Butler, Cilla Black, The Carpenters, Dusty Springfield, Tom Jones, entre tantos outros artistas para os quais organizou, conduziu e produziu grande parte de suas produções.

Entre algumas de suas músicas mais tocadas podemos citar: “The Look of Love”(1967), “This Guy is in Love With You”(1968), “Raindrops Keep Fallin on My Head” (1969), “Long to Be”(1970), “Tema de Arthur (o melhor que você pode fazer)” (1981), “That’s was friends are for” (1986) e “On My Own” (1986).

Segundo o escritor William Farina, Burt Bacharach é um compositor cujo nome pode ser vinculado a quase todos os outros artistas proeminentes de seu tempo.
Em 2012 a dupla Bacharach e David recebeu o Prêmio Gershwin da Biblioteca do Congresso, para “Popular Song”.

Em 2015, a revista “Rolling Stone”classificou a dupla Bacharach e David como número 32 da sua lista dos 100 maiores compositores de todos os tempos.

Burt Bacharach performs “What The World Needs is Love” (apresentação na Casa Branca)

Diana Krall – “The look of love”- Burt Bacharach & Hal David

“Raindrops Keep Falling On My Head”- Burt Bacharach

Dione Warwick –“ Walk On By”- “I Say A Little Prayer”- “Do You Know The Way to San Jose”

 

 

Comente