Comunidade Esporte Clube – O esporte nas comunidades judaicas do mundo

Poster Moisés baixando WAZE 1

MENSAGEM:
As atividades “esportivas” da semana são as comemorações da  Festa de Pessach – a nossa festa mais família. A Hagadá é a mesma, mas com um pouco de humor e tecnologia, vamos nos adaptando aos novos tempos. A lição da liberdade é valor permanente. Escravos fomos para nunca mais! Chag Sameach!

Pessach na atualidade 0123

Moisés, nosso herói, aprontando com as águas na atualidade. Ficção e realidade!

FUNDO DO BAÚ:

Poster do Jornal Israelita 0012

Matéria publicada no Jornal Israelita há 60 anos, anunciando a participação da Macabi Brasil na Macabiada Sul-Americana realizada em Santiago, em 1955. Foi o primeiro grande evento macabeu no Chile, e primeira participação  sob a tutela da CBM, recém-fundada e  presidida pelo paulista Simão Leiner.

TÚNEL DO TEMPO
Macabeus no Chile em 1955:

Macabeus em Santiago 1955 1-1

Foto histórica dos cariocas que visitaram o Chile em 1955, com o “gigante” Eliahu Chut Z”L  acenando no meio da imagem. Foi a primeira delegação a viajar pelo continente americano,  depois da experiência pioneira em Israel 1953.

Mais craques cariocas no Chile – Futebol Master Brasil – 2003: 

Figurinhas Carimba Chile 2003 13

Dos arquivos do Mosaico na TV, Isac Berman, Marcos Mekler, Mauricio Herszenhaut e Marcelo Maidantchik, que atuaram pelo Futebol Master em Santiago – 2003.

Alguns campeões do Futsal Juvenil no Chile – 2003:

Quarteto Chile 2003 4

Ainda dos arquivos de entrevistas do Mosaico na TV, craques que conquistaram a medalha de ouro no Futsal Juvenil dos Jogos Macabeus Pan-Americanos do Chile: o paulista Amit Eisler, o parananense André Kamlot, o gaúcho Robertinho Steren e o carioca, cujo avô nasceu em Maués, numa comunidade judaica formada por imigrantes marroquinos, artilheiro do torneio, Orlando Bentolila.

Galeria de recordações dos Jogos de Santiago – 2003: Galeria Chile 2003 12-1

Com o foco no Chile, algumas recordações do grande evento realizado em Santiago, em 2003. Fomos calorosamente recebidos pelos chilenos, nos surpreendemos com a beleza e a infra-estrutura do clube  Estádio Israelita Maccabi e sua organização foi nota dez!

O mascote para o Chile 2015 já foi escolhido:

Poster Mascote Pinguino 12

A organização dos Jogos Macabeus Pan-Americanos do Chile apresentaram o novo mascote do evento, após concurso onde venceu o “Pinguino”, de autoria de Alexa Jocelyn Holt. Em dezembro vamos conhecer essa figura ao vivo e a cores!

ACONTECEU
Encontro Macabeu Escolar no Monte Sinai:

Poster Encontro ME 2015 0012
Muita alegria no evento escolar, com a confraternização entre alunos, que formaram equipes misturadas e promoveram o congraçamento entre as escolas.

Macabi Rio faz acontecer mais uma vez:

Galeria 2 Encontro Macabeu 002

A Macabi Rio tem sempre trabalhado em conjunto com nossas escolas, desde as primeiras Olimpíadas Inter-Colegiais no final dos anos 60. Os formatos e modalidades disputadas foram se aperfeiçoando e nesta tivemos o futebol masculino, o handebol feminino, o tênis de mesa e o xadrez.

Galeria de imagens especiais do evento:

Galeria 1 Encontro Macabeu 001
Mais uma vez os professores de Educação Física de nossas escolas se entrosaram e em conjunto promoveram evento marcante, dentro do melhor espírito macabeu.  Nossa garotada teve o apoio permanente  dos familiares e o domingo no Monte Sinai foi uma festa! Ano que vem tem mais!

DESTAQUE
Macabeu revelado pelo Eliezer Max  foi contratado pelo Vasco:

Daniel Rozen 12

Em 2004, há mais de 10 anos, no mesmo Monte Sinai, aconteceu um Encontro Macabeu Escolar e o pequeno Daniel Rozen foi um dos destaques do timaço do Eliezer Max,  montado para aquele evento.  Depois foi campeão na Pan de 2007 em Buenos Aires pelo Futsal e Bronze em Israel 2009, jogando Futebol de Campo pela Macabi Brasil. Agora, depois de boa passagem pelo Bangu, foi aprovado pelo Técnico Doriva e já assinou contrato com o CR Vasco da Gama. Desejamos muito sucesso!

NOSSOS  CRAQUES
Dani Adler campeão  do Torneio Inicio Mirim de Voleibol:

Poster Dani Adler campeão 012
A equipe Mirim de Voleibol da AABB da Lagoa venceu o Torneio Inicio do campeonato estadual promovido pela Federação de Voleibol do Rio de Janeiro – FVR, que aconteceu no Ginásio do Botafogo, na semana passada. Dani Adler é o levantador titular dessa forte equipe e já levantou seu primeiro troféu na sua nova modalidade. Parabéns!

ACONTECENDO
Futsal de base vence nas três categorias jogando em casa:

Futsal Sub-13 HM 2015 1

Pelo campeonato da Rio Futsal, foram ótimos os resultados dos jogos das equipes da Hebraica-Macabi na  última rodada: no Sub 09 – Hebraica-Macabi 08 x 00 MS Futsal; no Sub 11 – Hebraica-Macabi 05 x 03 MS Futsal e no Sub 13 – vide foto – Hebraica-Macabi 13 x 00 MS Futsal. Nesta quarta, dia 1º. de abril,  à partir das 19 horas, na Laranjeiras, três partidas das categorias de base contra o Social Ramos Clube. Vamos acompanhar!

Jogos Macabeus da Costa Rica:

42 juegos Mac C Rica 2015 1

Como prévia para os Jogos Macabeus Pan do Chile, está acontecendo em San José, no Clube Israelita da Costa Rica, os 42º. Jogos Macabeus da América Central e Caribe, com  participação de 700 atletas, sob os auspícios da CLAM – Conf.Latino Americana Macabi.

AGENDA
Futsal Sub-09 e Sub-11 fazem Torneio no CIB:

Torneio Inicio de Futsal 7 e 9
Vai começar a emoção do futsal Chupetinha e Fraldinha em 2015, com o Torneio Início destas categorias, no domingo, dia 12 de abril, no ginásio do CIB, em Copacabana. Inscreva seus filhos! Vamos revelar nossos futuros craques!

17 a 21/04 – Encontro Infantil da Macabi Brasil no NR:

Macabi Brasil Encontro NR 1
A Macabi Brasil vai usar a excelente infra-estrutura do Acampamento NR para o Primeiro Encontro Macabeu Sul-Americano Infantil, com competições para as categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15, incluindo dessa vez o Handebol e o Futsal Feminino. As seletivas já aconteceram e os treinos estão rolando, para preparar as equipes que vão representar a Macabi Rio.

PELO  MUNDO
O bonito do esporte:

Poster Omri Casspi 0012

O veterano Paul Pierce, jogando pelo Washington Wizards na NBA, em Sacramento, empurrou  o israelense Omri  Casspi, que desequilibrado, caiu sobre a platéia, assustando uma pequena torcedora dos Kings. No dia seguinte o jogador visitou a menina, que felizmente não se machucou, presenteando-a com uma boneca, um abraço e um pedido de desculpas. Esse é o cara!

EM ISRAEL
Futebol de Israel perdeu por 3 x 0 para o País de Gales:

Eli Gutman 1
Com uma equipe desatenta, que jogou quase todo o segundo tempo com dez, porque seus volantes com poucos recursos abusam do jogo violento, o futebol de Israel caiu na real e ficou distante da classificação para a UEFA Euro 2016, ao perder em Haifa para o País de Gales. O treinador Eli Gutman, com plantel muito irregular, não pode fazer milagres, apesar de matematicamente manter esperanças. Ficou difícil.

BATENDO BOLA. . .

•    A Seleção de Futebol de Israel enfrenta hoje a Bélgica, em Ramat Gan, pelas eliminatórias da UEFA Euro de Seleções, que acontecerá na França, em 2016. Depois da derrota para o País de Gales, a classificação ficou difícil…

•    O Estádio Teddy trocará este ano seu sistema de energia para a utilização de painéis solares. Em breve, todos os grandes estádios do país estarão em parte ou na totalidade, servidos por energia limpa…

•    O ídolo francês Michel Platini, que completará 60 anos em 2015, foi reeleito para a presidência da UEFA.  Platini tem demonstrado muita preocupação com a participação de Israel nas competições continentais…

Comente