Comunidade Esporte Clube – O esporte nas comunidades judaicas do mundo

Yom Hashoa 1234

MENSAGEM:
Recordar para jamais permitir que novamente aconteça!  No dia 27 de Nissan lembramos  as vítimas do holocausto. Momentos de reflexão.  Este ano, ao entardecer de 15 de abril, vamos relembrar as vitimas do terror nazista e enaltecer a bravura dos grandes heróis da resistência. Em Israel é feriado nacional e todo o país para em respeito à memória.

Grupo de judeus partizans 1

O time dessa foto era formado por judeus partizans de várias unidades de combate, que guardavam o campo de pouso na floresta de Naliboki, entre eles alguns fugitivos do gueto de Mir, num registro de junho de 1944. Lá houve resistência combativa e heroica!

FUNDO DO BAÚ

A vida judaica na Europa antes da guerra:

Jewish Life in Poland 1936 1

O ótimo  site do “Jewish Life in Poland” inclui  imagens da vida judaica naquele país antes do holocausto. Nessa foto de 1936, podemos ver a equipe de futebol do Maccabi Sports Club, posando no campo, antes da bola rolar para mais uma partida.

TÚNEL DO TEMPO

Macabeus visitaram o Yad Vashem em 2009:

Visit Yad Vashem 2009 01
Todas as equipes que representam a Macabi Brasil nas Macabiadas Mundiais, visitam e se emocionaram no Museu do Holocausto. Yad Vashem é o guardião da memória de seis milhões de judeus assassinados pelo terror nazista. O trabalho do movimento macabeu vai muito além das praças esportivas. A continuidade judaica é nosso maior desafio!

ACONTECEU

Torneio Intercontinental de Basquetebol Master:

Galeia dupla Masters basquete 12

O simpático Doron Jamchi (12) presenteia Avi Gelberg, presidente da Macabi Brasil, com a camisa número um do basquetebol do Macabi Tel Aviv, na abertura do Torneio de Masters, realizado semana passada na Hebraica de São Paulo, em clima de festa.

Basquetebol Master Juntos 001Os israelenses conquistaram  mais um lindo troféu para a galeria do clube de Tel Aviv, jogando com muita alegria, categoria e excelente forma física. Parabéns!

Basquetebol Master do Macabi Tel Aviv visitou o Rio:

Masters Macabi TA no Rio 1Esbanjando alegria e simpatia, os masters do Macabi Tel Aviv visitaram o Rio de Janeiro, capitaneados pelo “gigante” Doron Jamchi, saborearam sucos de frutas tropicais, subiram nos pontos turísticos e assistiram futebol no Maracanã. Adoraram e prometeram voltar!

EVENTO MACABI RIO
 Galeria de Chupetinhas e Fraldinhas de Futsal no CIB:

Torneio Inicio CIB 0012

Muita alegria, como sempre, quando a Macabi Rio promove o futebol de salão para os pequenos Chupetinhas e Fraldinhas, como aconteceu nesse último domingo, num CIB lotado de pais e avós, que se envolvem, vibram e exageram nos cuidados para com nossos futuros campeões. Ao contrário de medalhas, o brinde de participação no evento foi um lindo cachecol do Macabi Tel Aviv,  exibido pela craque Raquel El Mann, única menina a participar do torneio Sub-07 e pelo super goleiro Sub-09 Alan José Landau.

DESTAQUE
Futsal Mirim Hebraica Macabi Rio vence e convence:

Futsal Sub-13 HM 2015 001
A equipe de futsal da categoria Sub-13 da Hebraica Macabi , dirigida pelo Prof. Edson, fez excelente partida e  goleou por 5×1 o Social Ramos Clube, nas Laranjeiras.

ACONTECENDO
Campeonato de Xadrez do  Ensino Fundamental II do A.Liessin:

Xadrez A Liessin

Continua rolando, sempre na hora do recreio, o já tradicional Campeonato de Xadrez do Ensino Fundamental II do Colégio A.Liessin, versão 2015. Vamos acompanhar!

AGENDA
17 a 21/04 – Encontro Infantil da Macabi Brasil no NR:

Macabi Brasil Encontro NR 12

No próximo final de semana a  Macabi Brasil vai usar a excelente infra-estrutura do Acampamento NR para o Primeiro Encontro Macabeu Sul-Americano Infantil, com competições para as categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15, incluindo dessa vez o Handebol e o Futsal Feminino. Tudo pronto para a viagem e  confirmadas as participações de  paulistas, gaúchos e argentinos. Vamos acompanhar!

PELO  MUNDO
O bonito do esporte:

O bonito do esporte 00123O atacante do Granada enche o pé e a bola passa alta, à direita do gol do Real Madrid, mas acerta em cheio o rosto de uma criança na arquibancada do Santiago Bernabeu. Iker Casillas assistiu a tudo e rápido pediu socorro. Restabelecido, o pequeno torcedor foi presenteado, ao final da partida, com a camisa do goleiro. Grande Casillas!

Recorde aos 100 anos de idade:

Poster Maiko Nagaoka 12
A nadadora japonesa Maiko Nagaoka bateu o recorde dos 1500 metros estilo livre com o tempo de 1:15:54, para a categoria feminina de maiores de 100 anos e vai constar no Guiness. O Japão tem 59 mil habitantes com mais de cem anos de idade. Maravilha!

Bacsinzsky é a rainha das quadras do México:

Poster Timea bacsinsky México 1

A tenista suíça Timea Bacsinzsky, de 25 anos, subiu para 22ª do ranking da WTA , ao  vencer em Acapulco e Monterrey, dois importantes torneios de tênis no México. Timea é filha de pai judeu romeno e mãe húngara, e encantou os mexicanos.

EM ISRAEL
Revolução na gestão do Hapoel Tel Aviv:

Hapoel Tel Aviv 0012
O jovem investidor Amir Kabiri, de 34 anos, comprou participação significativa no Hapoel Tel Aviv e conta com a experiência de Barry Ben Zeev para negociar aporte de outro grande investidor americano, na intenção de fortalecer o clube.  Tudo promete uma próxima temporada bem especial para os vermelhos de Tel Aviv.

Eis os melhores estrangeiros do Macabi Tel Aviv no novo milênio:

Seis melhores MTV anos 2000 1
 
A renovação do contrato de Devin Smith pelo basquetebol do Macabi Tel Aviv nos remete a comparações com as melhores contratações do clube desde o ano 2000. Anthony Parker aparece absoluto, seguido por Nicola Vujcic e Ariel McDonald. O lituano Sarunas Jasikevicius e Tyrese Rice fecham o melhor quinteto, com Smith ainda bem longe deles, mesmo tendo marcado 28 pontos no Alba em Berlim, na semana passada, com vitória por 73 x 64, que confirmou classificação para seguir na Eurobasket desta temporada.

BATENDO BOLA. . .

• A partida entre os masters de basquetebol da Macabi Rio e do Macabi Tel Aviv, que aconteceria no último sábado, no ginásio da Hebraica, foi cancelada pelos locais, por motivos de força maior…

• O futebol de Israel, depois de duas derrotas em casa, caiu no ranking da FIFA para a 46ª. posição.  A Alemanha segue no topo, a Bélgica agora está em terceiro e o Brasil, do invicto Comandante Dunga, ocupa a quinta colocação…

• O voleibol ultrapassou o futebol na procura de ingressos para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Já ouvi várias explicações para estes resultados, que na prática não significam tendências, apenas refletem uma profunda crise generalizada…

Comente