Comunidade Esporte Clube – O esporte nas comunidades judaicas do mundo

Yom-Haatzmaut21 67

MENSAGEM:
Muita alegria pelos 67 anos da independência do Estado de Israel. Sua existência nos fortalece como homens e como judeus, onde quer que estejamos. Pessoalmente tenho forte identificação e me orgulho com sua criatividade e sua crescente contribuição para um mundo melhor.  Israel tem problemas, mas segue um oásis democrático irradiador de soluções, de cultura e de judaísmo.

Ídolos do esporte em Israel:

Poster Atletas Ontem e Hoje 12

Nestes 67 anos de independência, Israel experimentou alguns ídolos no esporte e acima  expomos vinte deles. Quantos deles você conhece?  Veja a relação no final da coluna.

FUNDO DO BAÚ
Futebol de Israel nos Jogos Olímpicos do México:

Seleção Olimpica de Israel 1968 1

O Futebol de Israel participou até hoje de uma única Olimpíada, assim como participou de uma única fase final de Copa do Mundo da FIFA, ambas no México, em 1968 e 1970. Na foto a seleção olímpica, numa homenagem ao Yom Haatzmauth.

TÚNEL DO TEMPO
Ginástica Rítmica Desportiva do A.Liessin em 1976:

GDR A Liessin 1976 1

Alunas do Colégio A.Liessin que participaram da Olimpíada Inter-Colegial há quase 40 anos atrás, em apresentação de GRD, no Salão Ben Gurion da Hebraica Rio, em 1976.

DESTAQUE:
Ginástica Ritmica de Israel brilhando na Europa

Ginástica Ritmica de Israel 00123
 
A Seleção de Ginástica Rítmica de Israel conquistou a medalha de bronze na etapa italiana do Campeonato Europeu, realizada em Pesaro. Estas meninas estão se preparando para fazer bonito no Campeonato Mundial, que se realizará em Stuttgart, na Alemanha.

ACONTECEU
Primeira rodada da Liga Escolar de Handebol:

Poster handebol F A
Esta equipe de Handebol Feminino da categoria Sub-14 do Colégio A.Liessin, começou muito bem a temporada da Liga Escolar, com vitória sobre o Colégio Sagrado Coração, pelo placar de 8×0, jogando no ginásio do Colégio Newton Braga, na Ilha do Governador. Parabéns!

NOSSOS HERÓIS
Perdemos Anatólio Chasilew Z”L, um macabeu de todas as horas:

Anatólio Chasilew ZL 101

Nosso querido Anatólio Chasilew Z”L, no destaque mostrando o diploma da conquista da prata na Macabiada Mundial Israel 1997, quando foi Diretor pela Macabi Brasil, da nossa seleção de Voleibol Masculino. Anatólio foi atleta – ótimo levantador, Diretor e Vice-Presidente de Esportes da Hebraica, sempre envolvido, atuante e apaixonado pelo movimento macabeu.

NOSSOS ÍDOLOS
Um vibrante Marcelinho Elgarten jogou muito na final da Superliga:

Poster Marcelinho 1234
Medalha Olímpica em Pequim, Marcelo Elgarten, 40 anos, brilhou mais uma vez, na final da Superliga de Voleibol Masculino, defendendo o SESI, de São Paulo. Depois da partida, demonstrando a tristeza dos supercampeões quando perdem, chorou ao reconhecer que faltou muito pouco para mais um título. Marcelinho é ídolo e exemplo para futuras gerações!

EVENTO MACABI BRASIL
1º. Encontro Infantil homenageia o macabeu Sami Sztokfisz:

Galeria Saminho 01
Uma grata surpresa até então não divulgada, a merecida homenagem ao querido macabeu Sami Sztokfisz pelo conjunto da obra, na denominação do 1º  Encontro Macabeu Infantil, promovido pela CBM no Acampamento NR. Sami mora no lado esquerdo do peito, é um corintiano comportado e um orgulho para o movimento macabeu do Brasil. Parabéns, Saminho!

Galeria de imagens do Primeiro Encontro Macabeu Infantil:

Galewria NR 002
Sorria, você está no NR!  A bandeira da Macabi Rio estava presente no desfile de abertura.

Esporte,  amizade e confraternização:

Galeria Social NR 004

Muita gente bonita se confraternizou no NR, que recebeu cariocas, paulistas, gaúchos e argentinos. Grande iniciativa da Macabi Brasil, que sabe que nosso maior desafio é a continuidade judaica

Equipes representantes da Macabi Rio:
Fut e Hand Macabi Rio NR 03
As equipes cariocas se apresentaram bem e souberam aproveitar ao máximo as ótimas condições do acampamento modelo que é o NR. Na próxima semana, mostrarei outras equipes do evento.

AGENDA
Dois grandes eventos FACCMA antes da Pan-Americana do Chile:

Agenda FACCMA 2015 0012

A Federação Macabi da Argentina convida para os 30º. Jogos Macabeus Nacionais Infantis, que acontecerão entre 18 e 20 de setembro, no Macabi Argentina de San Miguel. Em sua trigésima edição, terão como tema  “Os Jogos dos Direitos da Criança”.  E entre 12 e 15 de novembro, em Córdoba, teremos os 21º. Jogos Macabeus de Veteranos, na Villa Carlos Paz, lindo clube campestre.

NO  BRASIL
Muitos candidatos a lutar Taekwundo pelo país:

Taekwondo no Futebol
Anderson Silva pediu para lutar Taekwondo pelo Brasil nos Jogos Rio 2016. O volante Jonas Souza, “Schwarzenegger do Maranhão”, da mesma escola de Felipe Melo – amarga lembrança, mostrou no Maracanã habilidades de fazer inveja ao campeão do UFC. Em julho de 2015 acontecerá o Campeonato Mundial de Taekwondo, em Chelyabinsk, na Rússia.

Bolt continua insuperável:
Usain Bolt 00123
Pela quarta vez o recordista mundial dos 100 metros rasos, o simpático jamaicano Usain Bolt, visitou e correu no Rio de Janeiro, desta vez em pista improvisada no Jóquei Clube Brasileiro, na Gávea. Nesta que foi sua primeira corrida do ano, marcou 10:12 segundos e mostrou que continua insuperável. É com certeza uma das maiores atrações dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e até lá vai estar em plena forma para buscar quebrar seu próprio recorde.

PELO MUNDO:
Vai uma canetinha aí?

Duas canetinhas David Luiz 1
A semana foi de zoação em cima de nosso super zagueiro dos canelos encaracolados, David Luiz, pelo “baile” que tomou do uruguaio mordedor Luisito Suarez, na primeira partida entre PSG e Barcelona, na semana passada. Duas canetinhas inesquecíveis, como aqueles 7×1.

Tatuagens com letras em hebraico:

Pster Tatuagem em hebraico 0012

O croata Mário Mandzukic, atacante do Atlético de Madrid, mostrou na primeira partida contra o Real Madrid, uma tatuagem lombar, em hebraico invertido, que mesmo com erros, queria dizer: ”aquilo que não mata te fortalece”. A charge da brincadeira com o David Luiz, na imprensa israelense, propunha prá ele uma tatuagem assim: “lembre-se de fechar as pernas. Mamãe te ama”…

EM ISRAEL
No Voleibol Masculino o Hapoel Asher-Acco conquista 14º. Título:

Voleibol de Israel 0012
A equipe de Voleibol Masculino do Hapoel Asher-Acco venceu a final contra o  Macabi Tel Aviv, pelo placar de 3×1 e conquistou mais um título israelense da modalidade.

BATENDO BOLA. . .

• O futsal de base da Hebraica Macabi encerra o primeiro turno com dois jogos fora de casa. O primeiro no feriado da quinta,  dia 23/04 contra o Pavunense e o segundo contra o Piedade, no sábado, dia 25/04, jogando as três categorias…

• A VIII Copinha de Futsal da Macabi Rio já tem data para começar – na quinta-feira, feriado de Corpus Christi, dia 4 de junho de 2015. Tradicionalmente a competição inscreve para equipes das categorias Sub-07, Sub-09, Sub-11 e Sub-13. Fique ligado…

• Faltam 96 dias para os Jogos Macabeus Europeus de Berlin. Ainda chocados com um enorme volume de material veiculado na semana passada  pelas lembranças do Yom Hashoa, é incrível imaginar que tudo isso vais acontecer…

Ídolos do esporte em Israel: Mordechai Spiegler, Miki Berkovich, Gal Fridman, Alex Averbuch, Tal Brody, Esther Roth Shahamorov, Yarden Gerbi, Yossi Benayoun, David Blatt, Noam Gershony, Shlomo Glickstein, Omri Casspi, Yael Arad, Oren Smadja, Shahar Zubari, Ariel Zeevi, Michael Kolganov, Neta Rivlin, Lee Korzits e Tal Ben Haim.

Comente