Comunidade Esporte Clube – O esporte nas comunidades judaicas do mundo

Lag Baomer 1230
 MENSAGEM:
A festa de Lag Ba’Omer lembra a revolta de Bar Kochba, que  acendeu o espírito judaico lutador. É uma festa alegre e este ano vamos comemorá-la ao entardecer do dia 6 de maio, acendendo fogueiras, brincando com arcos e flechas e lembrando nossos sábios Rabi Akiva e seu mais importante discípulo, Rabi Shimon Bar Yochai, místico iniciador da Cabala. Os romanos destruíram o Templo, mas fortaleceram nossa alma!

Dia das Mães – Seus filhos praticam esportes?

Mães e Filhos 12

Mãe é tudo de bom! Na galeria algumas mães que incentivam seus filhos a praticar esportes, como complemento saudável de suas vidas! Nesse Dia das Mães, meu abraço a todas aquelas que motivam seus pequenos e são eternas vencedoras!

FUNDO DO BAÚ
Há 40 anos – 15º. Jogos Macabeus Brasileiros no Rio:

Foto Mac 1975 1Com abertura solene no ginásio do Tijuca Tênis Clube, aconteceram no Rio de Janeiro, há 40 anos, os 15º. Jogos Macabeus Brasileiros, reunindo representantes de sete comunidades, entre 10 e 12 de outubro de 1975. Na mesa de premiação, começando pela esquerda, Moisés Schnaider – CBM, José Gomlevsky – CIB, Marcos Arbaitman – Hebraica SP, Marcos  Halfim – Hebraica Rio e José “Joca” Apelbaum – Monte Sinai. Sami Mehlinsky, que efetivamente fazia tudo acontecer, não aparece nas fotos.

TÚNEL DO TEMPO
Futsal da Hebraica no final dos anos 70:

Futsal Hebraica 1979 12

Busquei esta equipe de Futsal Pré-Mirim da Hebraica de 1979, ainda sem o ginásio – estava em construção, que fazia seus jogos na quadra externa do terceiro andar. Era orientada pelo Prof. Ronaldo Nussbaum, que aparece na foto ao lado do homenageado Flavio Stanger, que recebeu na semana passada merecida Medalha Pedro Ernesto.

ACONTECEU
Medalha Pedro Ernesto para o macabeu Flavio Stanger:

Poster Flavinho Stanger 001
Vários anos de intenso e dedicado trabalho comunitário, nesse momento presidindo o Conselho Deliberativo da FIERJ, além de ser um dos diretores do projeto de futsal da Hebraica-Macabi, Flavio Stanger foi agraciado com a Medalha Pedro Ernesto, iniciativa da Vereadora Teresa Bergher, que reuniu na Câmara Municipal, familiares e amigos que prestigiaram a premiação. O já tradicional evento, que comemorava os 67 anos da Independência do Estado de Israel, também outorgou ao Rabino Dario Bieler, da ARI, o título de “Cidadão Honorário do Rio de Janeiro” e contemplou Mauro Wainstock, com o Diploma Barbosa Lima Sobrinho, reconhecimento da ALERJ para jornalistas que tenham prestado relevantes serviços à humanidade. Parabéns!

EVENTO MACABI BRASIL
A força do movimento macabeu:

Galera Total NR02
Uma imagem vale mais que mil palavras!  A Macabi Brasil reuniu essa galera que está aí, demonstrando nossa força, com contornos de competição, para começo de trabalho com nossos jovens pela identificação judaica e pela aproximação com Israel. É o movimento macabeu cumprindo com eficiência o seu papel. O evento foi sucesso total!

Futebol de Campo Sub-15 da Macabi Rio conquistou a prata:

Futebol de Campo Sub-15 12

Faltou mostrar esta equipe de Futebol de Campo Sub-15 da Macabi Rio, que vem crescendo junta e tem muito potencial. São meninos bons de bola, inteligentes e talentosos, tanto que me atrevo a dizer que a maioria vai estar na Seleção Brasileira Macabi para a Macabíada Mundial de 2017, na categoria infantil – nascidos em 2001-2002. Muitos estão participando do projeto conjunto com o Monte Sinai no Fut 7 e vão amadurecer e se aprimorar. No comando, o Professor Leonardo “Leo” Balassiano, bi-campeão mundial macabeu. Timaço!

DESTAQUE
Os 80 anos de um Macabeu Imortal:

Arnaldo Nis 0011
O jornalista, professor, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, comemorou seus 80 anos de vida na semana passada, com inauguração de mostra intitulada “Exposição Arnaldo Niskier”, na Galeria Manuel Bandeira da ABL. Esportista, torcedor do América FC, onde foi jogador, Arnaldo jogou muito bem futebol e basquetebol – inclusive na equipe dos Macabeus da Tijuca, no inicio dos anos 60.

ACONTECENDO
A.Liessin vence no Handebol Feminino da Liga escolar:

A Liessin Ligar Escolar 1

As equipes de Handebol Feminino da categoria Sub-14 do Colégio A. Liessin e do Colégio Sagrado Coração posaram juntas antes da partida disputada no ginásio do Colégio Newton Braga, na Ilha do Governador, pela Liga Escolar 2015.

AGENDA
Abertas as inscrições para a “Copinha de Futsal”:

Chamada da Copinha 1200
Estão abertas as inscrições para participação na oitava edição da Copinha de Futsal da Macabi Rio, onde são revelados nossos futuros craques. Inscreva seus filhos e se envolva nessa emoção. O torneio terá sua primeira rodada no dia 4 de junho. Se liga!

Faltam 80 dias para os Jogos Macabeus Europeus:

Macabi Berlim 001

Tudo pronto em Berlim para receber mais de 2 mil atletas, de 30 países, incluído o Brasil, disputando 20 modalidades, 70 anos depois do final do Holocausto. Berlim hoje tem a comunidade judaica que mais cresce na Europa.

PELO MUNDO:

Bach e Batman 00199
O Presidente do COI, o alemão Thomas Bach, voltou a afirmar na Austrália, que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, vão homenagear com um memorial os atletas israelenses vitimas do terror em Munich 1972. E pela Liga dos Campeões, uma dupla de super-heróis vai reforçar o Bayen contra o Barcelona: o mascarado “Batman”  Ribery e seu ajudante Robben. O mundo vai parar para assistir.

EM ISRAEL:

Em Israel 1234

1. Bi-campeão juvenil do Orange Bowl na Flórida, Yshai Oliel estreou no campeonato israelense adulto de Tenis. 2. O futebol do Macabi  de Nazaré, que perdeu a semi-final da Copa do Estado de Israel para o Macabi Tel Aviv,  agradece apoio financeiro recebido do Qatar. 3. E a bandeirinha de corner do Estádio de Katamon, em Jerusalém, que para a tristeza dos adeptos do movimento LGBT em Israel, teve uso  proibido pela federação.

Coisas que acontecem na natação olímpica de Israel:

Natação Israel 3 1

O cronometro marcou 54.16 para os 100 m livres de Jonathan Kopelev, que com isso garantiria presença na Rio 2016. Mas houve um erro e a decepção. Na final da prova, Yaakov Toumarkin bateu o recorde israelense com 53.90 e confirmou vinda ao Rio.

Judô israelense conquista três medalhas em Zagreb:

Judo Israel Zagreb 51

No Grand Prix de Zagreb, realizado na semana passada, judocas israelenses conquistaram três medalhas nesta etapa do Europeu de Judô.. No masculino, até 73 kg., Sagi Muki conquistou o bronze. No feminino, Yarden Gerbi, na categoria até 63 kg. também foi bronze e Linda Boulder, na categoria até 70 kg. conquistou o ouro.

BATENDO BOLA. . .

• Marcelinho Elgarten, que tem contrato com o SESI- SP até maio, já conversa para voltar ao Rio, pensando encerrar a carreira no Vasco da Gama, seu clube de coração. Para isso o clube tem que reestruturar seu voleibol adulto…

• No próximo sábado, 09/05, o futsal de base da Hebraica Macabi vai até ao Cascadura TC, para enfrentar nas três categorias o MS Futsal, com a partida do Sub-09 começando às 11 da manhã…

• Estima-se que a reconstrução do Nepal vá custar uns 6 bilhões de dólares. Considerando que só o prejuízo contábil da Petrobras chegou perto de 10 bilhões, podemos concluir que financeiramente é melhor um país ser devastado por um terremoto do que ser administrado pelo PT…

Comente