E o inverno? Ainda não chegou!

Se neste inverno não chover como deve, entraremos no 8º ano de seca não absoluta, mas se as quantidades de chuva forem insuficientes para repor a falta nas reservas subterrâneas, no Kineret, no Rio Jordão e nos os riachos do norte (que são poucos), a situação da administração do suprimento de água vai piorar muito.

A dessalinização da água é suficiente para suprir água à população, mas não para a agricultura, para os jardins públicos e particulares.

O preço do metro cúbico de água aumenta, proporcionalmente ao esvaziamento das reservas. O Kineret já ultrapassou em muito a linha vermelha inferior e o Mar Morto já está com áreas completamente secas.

O estudo comparativo dos mapas de previsão de chuvas não está esperançoso e quando na época de chuvas ainda temos “chamsin” – ondas de calor e humidade muito baixa – só mesmo rezando para chover.

Em Sukot é tradição rezar para pedir chuva, com certeza este ano não rezaram bastante…

NOTICIÁRIO
As manchetes não mudaram muito. O tema continua girando em torno das investigações e interrogatórios dos envolvidos no escândalo dos submarinos, que cada vez mais amplia o seu raio  e os dois últimos suspeitos, os advogados David Shimron que já havia sido interrogado e Ytzhak Molco, que foi chamado pela primeira vez.

As ligações familiares e o fato de que Molco, apesar de não exercer nenhuma função pública ter participado como enviado especial de Netanyahu, em todas as conversações com os palestinos e outros encontros com líderes internacionais desde 1998, geram um clima de mistério, curiosidade jornalística, que aumenta sensìvelmente o “rating” da notícia.

David Shimron é primo de Netanyahu e cunhado e sócio num próspero escritório de advocacia ,de Ytzhak Molco. É o suficiente para um festival na mídia.

Além do mais, Shimron é o advogado pessoal da família Netanyahu e, por coincidência, também do representante em Israel da companhia naval alemã Thyssen Krupp, com a qual Israel está em negociações para a compra de submarinos. Este representante, Miki Ganor, esteve preso durante 40 dias. Entrou em acordo com a promotoria e foi designado reu delator.

Fechou o círculo. Pegou mal, as críticas chegam de todas as direções alegando conflito de interesses embora ambos os profissionais, muito conceituados no ramo, afirmem que no trabalho, no mesmo escritório, existe entre eles “uma muralha chinesa”. Os dois foram interrogados esta semana durante mais de 40 horas.

Completando a semana, Netanyahu tambem foi interrogado, pela 5ª vez, durante 5 horas, nesta 5ª feira, por´´em em outros processos, n° 1.000, o dos presentes, que teria recebido em troca de conceções a um amigo, milionário americano que tem investimentos em Israel e o nº 2.000, que diz respeito à conversações com o diretor/proprietário do jornal Yediot Aharonot, Arnon Mozes.

Confesso que não é fácil para mim divulgar estas notícias, mas acredito que um jornal honesto, não se censura e só publica elogios. A obrigação do jornal é informar, divulgar.

OS PROBLEMAS DE SEGURANÇA
A BBC de Londres publicou a notícia e as fotos do satélite: o Irã construiu uma base militar na Síria, a 50 km da fronteira do Golan israelense.

Segundo a informação, a construção poderá abrigar 500 soldados e armamentos e munição. Pela análise das fotos, conclui-se que ainda não está habitada.

Há pouco mais de uma semana, o ministro da defesa de Israel, Liberman, declarou que Israel não aceitará nenhuma forma de estabelecimento militar iraniano em território sírio.

No sábado de manhã, a região norte de Israel foi abalada por estrondos: um foguete Patriot foi disparado contra um artefato aéreo sem piloto, que se aproximou da fronteira israelense, provavelmente, em missão de espionagem.

QUARENTA ANOS DEPOIS


No dia 9/11/2017 foi assinalado em Israel o dia da visita histórica de Anwar Saadat, presidente do Egito.

Há 40 anos, em 19/11/1977, 4 anos após a Guerra de Yom Kipur, Saadat foi recebido com todas as pompas diplomáticas no aeroporto Ben Gurion, pelo primeiro ministro Menachem Beigin e pelo então presidente de Israel, Efraim Katzir.

Foi recebido em sessão festiva especial na Knesset, onde discursou e também se encontrou com todas as bancadas do Parlamento Israelense.

Saadat foi o primeiro lider árabe que visitou Israel. Esta visita foi o marco para uma mudança política no Oriente Médio e o primeiro passo para a assinatura do acordo de Camp David, em 26/3/1979, que permitiu o acordo de Paz entre Egito e Israel.

É interessante lembrar que o presidente rumeno Nicolas Ceausescu atuou como intermediário nos primeiros contatos com Saadat. Fez algo bom na vida.

MATA E CHORA
A liderança da J’ihad Islâmica, vive bem protegida na Síria, em Damasco  e seus longos braços alcançam todo o Oriente Médio e além dele.

Estes terroristas são os responsáveis pela escavação do túnel, que saindo de Gaza, passava sob a cerca da fronteira com Israel e penetrava em território israelense. Como esta ação é designada pelos tribunais internacionais? Invasão de território alheio.

Os proprietários do terreno descobrem a infração abusiva e destroem a parte do túnel no seu quintal, não o trecho no terrirório de Gaza.

Nesta ação, morreram terroristas que são as formigas que trabalham em baixo da terra para os patrões que vivem como reis, que morrem para satisfazer o fanatismo deste grupo de loucos e o que fazem os reis? Choram lágrimas de crocodilo pelos mortos ( nem os conhecem) e ameaçam os agredidos, anunciando aos quatro ventos que vão atacar, vão matar, vão ensinar a Israel com quem estão lidando.

Israel leva a sério todas as ameaças a sua soberania e à vida do seu povo e estará pronto a se defender, se for atacado, apenas, comunicando ao governo de Gaza, que a direção do revide será o Hamas que é o soberano em Gaza e não a J’ihad Islâmica em Damasco.

A EPIDEMIA MUNDIAL DE ASSÉDIO SEXUAL
Assim como nos States, aqui na filial, também se expandiu a epidemia e os ” astros “, que se julgavam impunes pela caducidade da lei, estão nas manchetes como acusados por assédio sexual  e o pior, como a maioria das queixosas passaram pela experiência dramática, há anos, quando eram jovens principiantes e trabalhavam sob a direção dos “astros” e hoje são mulheres com projeção profissional e pública, torna a posição deles indefensável.

São deputadas, apresentadoras de TV  jornalistas, artistas, até ex-ministra, enfim, de todos os ramos profissionais, que incentivadas por algumas corajosas que tiveram força moral e psicológica para enfrentar a massificação da queixa nas redes sociais e relatam o seu caso pessoal.

E então estes super homens quando procurados pela mídia, ridicularizam as vítimas, dizem que são inocentes e depois de um ou dois dias entram em férias, outros pedem licença ou são afastados dos cargos e vão se preparar para responder a processos que a polícia agora não poderá alegar caducidade da lei. Nem mortos escaparam desta caçada.

TREMOR DE TERRA
No domingo à noite, ocorreu um tremor de terra leve em Israel, que foi sentido em quase todas as regiões do país. Não houve vítimas nem danos materiais.

Apesar do noticiário, o Serviço Sismológico de Israel anunciou que não houve terremoto no país .
O centro sísmico foi no Iraque, fronteira com Irã onde o tremor chegou a 7,3 na escala de Richter, com vítimas e danos materiais.

No Irã, as consequências foram sérias – mais de 400 mortos e 6 mil feridos. O Iraque foi menos atingido, mas já se fala em nove mortos e mais de 500 feridos.

Quase todos os paises do Oriente Médio sentiram o tremor, que foi mais forte na Turquia e nos emirados do Golfo Pérsico.

Só está nos faltando mesmo um terremoto!

BLUE FLAG


É o nome do maior exercício aeronáutico realizado em Israel  com a participação de 1.000 soldados e pilotos de 8 paises.

O Exercício Bandeira Azul teve início na semana passada e vai se prorrogar por duas semanas durante as quais, dezenas de aviões de combate, helicópteros e aviões sem piloto  vão realizar vários tipos simulados de batalha aérea.

Esta é a 3ª vez que o exercício é realizado em Israel, e além da força aérea israelense, participaram a Polônia, Estados Unidos, França, Alemanha  India, Itália e Grécia.

Este exercício é bi-anual e completamente desligado de posições políticas ou nacionais. É um tipo de colaboração onde a meta é aprender novas táticas e também travar conhecimento e relacionamento com profissionais super habilitados em aeronáutica.

É a primeira vez que a França e Alemanha participam deste evento e por coincidência, os aviões de combate alemães aterrissaram em Israel na semana que assinalava 79 anos da fatídica Noite dos Cristais , na Alemanha nazista. Desta vez os aviões estavam em missão de Paz.

O MISTÉRIO QUE ENVOLVE O PARADEIRO DE AL-HARIRI
O primeiro ministro libanes continua na Arábia Saudita e a cada dia aumenta a onda de boatos que envolve a sua permanência no reino saudita.

A imprensa libanesa e árabe internacional continuam afirmando que Hariri foi raptado e está em prisão domiciliar em um dos palácios do reinado . A alegação é de que estaria envolvido, junto com vários membros da família real saudita, num processo de corrupção no valor de bilhões de dólares.

Alguns príncipes e altas autoridades do país tambem foram detidos. O presidente libanes, Michel Haoun, continua exigindo o retorno imediato do primeiro ministro, pois segundo as leis o pedido de demissão do cargo só é válido quando entregue nas mãos do presidente.

Outras fontes de informação encontram outra explicação : a possibilidade de um conflito armado entre Arábia Saudita e Hesbollah, e Hariri ou está sendo protegido ou servindo de refém.
De qualquer forma é mais uma preocupação para Israel.

A Tzavá está em estado de alerta na região sul, mas não há limitação nas atividades da população.
Baterias de foguetes Patriot foram colocadas em pontos estratégicos, inclusive, na região centro de Israel, o que demonstra a seriedade das ameaças da J’ihad e a determinação de Israel em defender a sua população.
Que tudo não passe de conjecturas.
SHALOM ME ISRAEL

 

 

Comente