“O casamento é uma Ilusão, salve o casamento”


O psiquiatra Moisés Groisman acaba de lançar seu décimo-segundo livro, “ O casamento é uma ilusão, salve o casamento”. Moisés é bastante experiente e um dos pioneiros em terapia de casal e de família. Trabalha  desde 1983, tendo feito sua especialização no “Instituto di Terapia Familiare” em Roma. Ele criou um modelo de terapia familiar breve e é o fundador e diretor do Núcleo- Pesquisas (1985), onde também ministra cursos.

Moisés faz vídeos das sessões quando a família autoriza, não só para mostrar o passo a passo do tratamento, como também o antes e o depois.

O formato do livro com diálogos é delicioso e Moisés conta que teve a consultoria da atriz Stela Miranda. As histórias inspiradas em seus pacientes é contada de forma engraçado e, segundo o autor, com forte influência do humor judaico.

O livro é composto por vários atos. O primeiro,  em que o terapeuta familiar é o Adriano Martins,   o principal personagem   é um homem que tem um caso extraconjugal com a sogra, que é uma excelente cozinheira, e quando ela é encontrada morta ele é acusado de ter sido o assassino.

O segundo ato fala do filho que “se casa com a mãe”, que é separada do pai do rapaz, o que não é um casamento tradicional, mostrando ao leitor  que  há vários tipos de união. Esse assunto é analisado com mais profundidade pelo psiquiatra em seu livro “Família é Deus”.

Groisman deixa claro também que não há almas gêmeas, a tampa da panela ou a metade da maçã,  já que a realidade do casal será construída em uma negociação permanente que definirá o futuro do casal e da sua família. Ele acredita no casamento.

Moisés Groisman tem planos de escrever uma trilogia: “Casamento é uma ilusão, salve o casamento”, “Família é uma ilusão, salve a família” e “O indivíduo é uma ilusão, salve o indivíduo”.

Comente