Purê de batata baroa com alho poró

INGREDIENTES

1 kg de batata baroa
1 copo e 1/2 de caldo de carne ou frango
2 colheres de sobremesa azeite
Sal e pimenta a gosto

Para a palha:
1 1/2 talos de alho-poró
¾ xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xíc. (chá) Óleo
Sal a gosto

MODO DE PREPARO
Cozinhe as batatas baroa em água e sal até ficarem macias. Escorra e amasse as batatas. Como o purê é um acompanhamento, imagino que você também prepare uma carne ou frango para comer junto. Pegue um pouco do caldo da carne (ou frango ou mesmo legumes) e misture no purê em vez de usar leite. Se não tiver caldo suficiente, complete com agua. Adicione com a batata ainda quente, assim como o azeite. Se desejar o purê mais mole acrescente mais caldo. Se você gostar, pode acrescentar um pouco de alho poró refogado ao purê.

Para a palha: Corte o alho em pedaços de 3 dedos de altura até começar a parte verde. Corte esses “tronquinhos” ao meio no sentido da altura e depois corte em tiras finas, sempre na altura. Lave bem e escorra. Seque com o auxílio de um pano de prato. Coloque a farinha de trigo num saquinho plástico, junte as tirinhas de poró, sacuda bem para envolver tudo. Tire o excesso de farinha e frite aos punhados em óleo quente. Seque em papel absorvente e guarde até a hora de usar. Sirva sobre o purê de batata, e salgue antes de servir.

Também fica ótimo sobre salmão grelhado (nesse caso não use caldo de carne ou frango, use de legumes), sobre uma salada, sobre sopa enfim, vai bem com muuuita coisa.

 

Comente