Qual o sentido do seu aniversário?

Visite nosso site: www.lardejacarepagua.comç.br

 

Muita gente não gosta de ficar 1 ano mais velho. E quase o mundo inteiro detesta envelhecer. Nem mesmo “velho gosta de velho”, já notou? Sei que soa agressivo, mas é a verdade. Sabe porquê?

Porque o que é eterno como a alma, jamais envelhece. E no fundo no fundo, somos uma alma e temos um corpo (este é o significado de “ser humano”).

 

É por isso que quando olhamos no espelho, quase sempre nos surpreendemos por nos sentirmos mais bonitos do que realmente estamos vendo refletido. E arrumamos o cabelo, passamos a mão no rosto, conferimos os dentes querendo que tudo esteja no lugar certo.

 

Daí quando se trata de ficar mais velho hmmmmm… vai depender muito de que época é esta.

As crianças adoram fazer aniversário. Os adolescentes sonham com a maioridade e as chaves do carro. Os adultos costumam passar bem por esta data, afinal de contas, a vida é assim mesmo! Mas quando inauguramos a casa dos “enta”, a cantiga muda…

Enta! Quarenta, Cinquenta! Daí pra frente a coisa só aumenta. Vixi! Nada mais combina com vinte, trinta… só vai soar diferente novamente quando chegar aos cem…

Aos cem? Meu Deus… volta!

Vamos refletir melhor: não precisamos temer a idade longeva! Só precisamos viver bem esta, na qual estamos. As demais virão em um movimento saudável e natural.

A coisa mais interessante que compreendemos sobre isso é perceber que os centenários são muito orgulhosos da idade que têm e adoram comemorar aniversário.

Demonstram raciocinar que já passaram por várias fases inclusive “aquela do medo da morte” e continuam vivinhos! Parece que isso dá um efeito de coragem que ainda nem sei como chamar. A partir dos cem iniciam um diálogo do tipo: “agora vivo por conta do Chamado de Deus”, com uma face tão boa que até nos sentimos encorajados!

É um marco histórico aqueles que hoje chegam aos cem, pois nunca tivemos tantos centenários assim. E eles estão nos dando muitas oportunidades para aprender sobre o envelhecimento saudável. Afinal de contas só chega aos cem quem se mantém por muito tempo saudável, certo? E são muitos de nós os candidatos para tal feito. Nada melhor do que nos preparar. Lapidar o envelhecer, enquanto é tempo.

Por volta dos 80 anos muitas pessoas sentem-se inseguras quanto ao futuro (ou páram de pensar nele). Mas não há como viver escondendo o futuro. Muito menos viver bem, temendo o futuro. Não tem como! Creio que isso acontece pelo medo de morrer que todos nós temos. Sabe porquê? Porque a alma, além de jovial, também é bela e eterna. Mas nos esquecemos disso quando vemos nosso corpo se modificando tanto, tanto…

 

Em tempo: esse mês será instalado o novo ar refrigerado, na enfermaria masculina do Lar de Jacarepagua.

 

Comente