Shaná Tová!

shana-tova1
No limiar de um novo ano, vamos prometer colaborar para que o mundo se torne mais humano, mais justo, mais pacífico.

Vamos transmitir para as nossas crianças os valores de nossa tradição, que vai muito além do desfrute de uma refeição apetitosa em família. Conte para os seus pequenos a história da criação do mundo. Afinal, ele está completando 5777 anos.

Aproveite para conversar com os mais crescidos, sobre a nossa responsabilidade para fazer desse nosso planeta um lugar melhor para viver, não somente do ponto de vista ecológico, mas sobretudo na compreensão e no acolhimento do outro.

Convide todos para irem, em Rosh Hashaná, até a sinagoga, para escutarem os toques do Shofar. Tal iniciativa representa mais do que o cumprimento de uma “mitzvá”, mais do que a concretude de uma confissão de “teshuvá” (arrependimento). Simboliza, em sua essência, o nosso relacionamento com Deus, coroando-o como Rei do Universo, a cada ano.

Esse ato de fé, que nos identifica como povo judeu, inunda as nossas casas de orações com o silêncio ensurdecedor de nossas súplicas. Pedimos a intervenção divina pela nossa saúde, sustento e “nachess”, entre outros desejos pessoais.

Nesse momento de diálogo entre criatura e Criador, não devemos nos esquecer de pensar, também, no que está ao nosso alcance para aperfeiçoar o mundo. Como ser social e político, consciente do nosso poder de transformação, vamos estender as nossas mãos voluntárias para resgatar direitos humanos, independente de etnia, nacionalidade, sexo ou idade.

E quando em volta da mesa, molharmos o pedaço da chalá redonda no bocadinho de mel,vamos desejar a toda humanidade um ano bom e doce. Que as imagens de desamparo e dor, em todos os cantos do mundo, deixem de ser a realidade de famílias subjugadas pela barbárie, alimentada pelos mercadores de armas.

Shaná Tová!

3 Comentários

  1. Suzana Grinspan
    Suzana Grinspan 27 de setembro de 2016 at 8:10 |

    EXCELENTE SARITA !!!!!VC REALMENTE È MENTSH!!!!……….BJSuzana

    Responda este comentário
  2. Sonia Sales
    Sonia Sales 27 de setembro de 2016 at 9:57 |

    Prezada Sarita Schaffel^, sempre leio a sua coluna, mas hoje especialmente quando você a inicia com palavras de amor e paz.
    Um abraço muito amigo da,
    Sonia Sales
    SHANA TOVÁ.

    Responda este comentário
  3. Peter
    Peter 27 de setembro de 2016 at 13:12 |

    Ilustre Sarita Schaffel, sempre leio as suas colunas
    que são excelentes nas análises e nas mensagens!

    Responda este comentário

Comente