Um artista múltiplo e pianista genial

Glenn Herbert Gould nasceu em 25 de setembro de 1932, em Toronto, no Canadá. Depois de aprender piano com sua mãe, matriculou-se no “Royal Conservatory of Music” de Toronto com apenas dez anos e foi um menino prodígio. Estudou piano com Alberto Guerrero, órgão com Frederick C. Silvester e teoria musical com Leo Smith.

Em 1945 sua primeira apresentação tocando órgão. No ano seguinte, sua primeira aparição com uma orquestra (Toronto Symphony Orquestra), no concerto nº 4 para piano e orquestra, de Beethoven. Seu primeiro recital em público seguiu-se em 1947 e sua primeira apresentação na rádio CBC aconteceu em 1950.

O ano de 1955 foi marcante na vida artística do pianista, contratado pela Columbia, quando tocou as 30 variações de Johann Sebastian Bach, pelas quais poucos pianistas se interessavam. A gravação tornou-se rapidamente um hit, quebrando todos os recordes de vendas (até hoje não alcançados para a música clássica/piano solo) e é ainda uma referência de interpretação da obra.

Em 1957, em plena Guerra Fria, Gould promoveu uma turnê pela União Soviética. No dia 10 de abril de 1964, o pianista realizou sua última apresentação pública em Los Angeles, Califórnia, passando a dedicar-se apenas a gravações em estúdio, transmissões de rádio e televisão, e também a documentários.

Glenn Gould morreu em 1982, após sofrer um derrame, e seu corpo foi sepultado no cemitério “Mount Plesant”, em Toronto.

O pianista é considerado um gênio na interpretação de obras de Bach, possuindo uma legião de fãs que o admiram por sua técnica e suas excentricidades, entre estas, o pavor de avião, nunca dirigir carro, se alimentar basicamente de bolachas e leite, e mergulhar os braços em água morna meia hora antes de tocar. Gould era também hipocondríaco. Quando ia de Toronto para os estúdios de Nova York usava cachecol, luvas e capote de inverno.

Com todas essas esquisitices, a verdade era que ninguém duvidava da sua arte e reconhecia não haver melhor intérprete de Bach.

 

Glenn Gould plays Bach
Glenn Gould plays Bach “The Goldberg Variation”
Glenn Gould plays Beethoven “Turkish March”

 

 

Comente